A Biosys Ambiental esteve presente na primeira Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul, a Eletric Move 2023. Ela ocorreu nos dias 01, 02 e 03 de setembro no Centro de Eventos da Festa da Uva em Caxias do Sul.
Para nós da Biosys, participar de um evento sobre mobilidade elétrica foi uma experiência enriquecedora e de muita troca. O evento reuniu profissionais e empresas comprometidas com o futuro sustentável.
Com a visão de uma sociedade sustentável, a Biosys Ambiental criou sua área de P&D chamada de InovaBio – Ecossistema de Inovação, juntando vida e inovação em sua logomarca. No estande da Biosys apresentamos dois projetos que estão em andamento pela InovaBio.
LiCoBat :
O LiCoBat é uma iniciativa inédita que visa a logística reversa e a reciclagem de baterias Li-íon, com a construção de uma planta piloto em escala pré-industrial para a recuperação e encaminhamento seguro dos elementos Lítio(Li) e Cobalto(Co). Tão importante quanto o desenvolvimento do protótipo industrial, é o objetivo do projeto de realizar o mapeamento de
como se dá o descarte das baterias Li-íon e seu trajeto até os locais de reciclagem, principalmente no Brasil, devido à sua grande dimensão territorial.
Mas por que reciclar as baterias li-íon é importante?
- Desenvolvimento de processo industrial para extração de lítio e cobalto de baterias íon-lítio
- Otimização da logística reversa das baterias íon-lítio
- Condução do ciclo de vida das baterias de íon lítio à economia circular.
WIMP:
O WIMP (Woodchips Instantaneous Mini Pirogasifiers – Mini Pirogaseificadores Instantâneos de Cavaco de Madeira), consiste em um processo químico que permite a conversão de materiais ricos em carbono, como a BIOMASSA, em uma mistura gasosa constituída em grande parte por monóxido de carbono, hidrogênio, nitrogênio, e CO², denominada SYNGAS.
Atualmente, a BIOMASSA vem se tornando uma alternativa como matéria-prima para a geração de energia renovável, contribuindo com a diminuição das emissões e gerando energia descentralizada.
O equipamento de gaseificação foi criado em nossa Startup italiana Hydra, e está sendo desenvolvido com exclusividade pela BIOSYS AMBIENTAL em nossa sede em São Sebastião do Caí.
O projeto WIMP – Biovin, está desenvolvendo um novo método para o descarte dos resíduos da indústria vinícola, através da gaseificação e geração de energia, transformando os subprodutos gerados da produção de sucos e vinhos pela indústria vinícola em energia limpa.
A Biosys também participou, através do seu CEO Guilherme Guila Sebben, como palestrante dos painéis que ocorreram durante o evento. Trazendo sua visão sobre o tema “Soluções para Negócios e Cidades Sustentáveis”, Guilherme falou sobre o que é ser sustentável, como isso influenciou a evolução humana e os desafios para o desenvolvimento sustentável.
Além das inovações tecnológicas, o evento destacou a importância da mobilidade elétrica na redução das emissões de carbono e no combate às mudanças climáticas. Palestras e discussões abordaram como os veículos elétricos desempenham um papel fundamental na transição para um futuro mais limpo e sustentável.
Para a Biosys Ambiental, a participação neste evento que marca uma nova era de conhecimentos e ações em prol do meio ambiente é de gratidão. Sempre juntos pensando e cuidando do planeta e das pessoas.
TV TOP:
Carlos Quadros – CQ7 Comunicação


