O processo de gerenciamento de resíduos envolve vários termos técnicos que você talvez não conheça. Confira abaixo os termos presentes no glossário e faça o download do PDF completo no nosso formulário!
PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é um requisito obrigatório para empresas conseguirem sua Licença Ambiental. O PGRS indica os resíduos que a empresa gera, a quantidade e qual será a metodologia utilizada para o manejo destes.
Passivo e Ativo Ambiental
Algumas empresas desempenham suas atividades utilizando de alguma forma recursos naturais. O resultado disso pode causar algum tipo de alteração no meio ambiente. A essas alterações damos o nome de passivo ambiental.
PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos
Instaurada pela Lei nº 12.305/10, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.
Resíduo e Rejeito
Resíduo é todo material ou substância que já foi descartado, mas que ainda comporta possibilidades de uso, seja por meio da reciclagem ou do reaproveitamento.
O rejeito é um tipo de resíduo que, depois de esgotadas todas as possibilidades de reciclagem ou de reaproveitamento, não apresenta outra alternativa que não a disposição final em aterros licenciados.
CDR – Combustível Derivado de Resíduos
Os resíduos gerenciados pela Biosys são transformados em combustível derivado de resíduos, o CDR, material de alto poder calorífico utilizado em fornos de cimenteiras e usinas de energia. Esse combustível economiza o uso de energias fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, que tem um potencial poluidor alto.
Economia Circular
Economia Circular é uma linha de pensamento que incentiva uma mudança em toda a maneira de consumir, do design dos produtos até nossa relação com as matérias-primas e resíduos. A Economia Circular é um conceito baseado na inteligência da natureza, onde os resíduos são insumos para a produção de novos produtos.
MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos
O Sistema MTR online é um sistema que permite a rastreabilidade dos resíduos gerados e destinados. É realizado por meio da emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). A emissão do MTR é uma exigência legal e deve ser feita pelo gerador, transportador e destinador dos resíduos.
CDF – Certificado de Destinação Final
O Certificado de Destinação Final é um documento obrigatório para que o gerador comprove a destinação final do seu resíduo. O CDF funciona como uma garantia que a empresa geradora dos resíduos tenha como comprovar que os resíduos foram entregues e destinados corretamente.