Biosys se consolida como referência em sustentabilidade na FIEMA 2025

A participação da Biosys na FIEMA 2025 foi um sucesso! Mais de 400 pessoas, entre clientes, parceiros, colaboradores e amigos visitaram o estande sustentável da empresa nos três dias de feira, realizada em 20, 21 e 22 de Maio no Fundaparque, em Bento Gonçalves.

O estande sustentável foi o primeiro destaque. Com consultoria da Casulo Sustentável, a empresa desenvolveu um espaço totalmente reaproveitado e reaproveitável.

Os copos de café e as pazinhas para misturar o açúcar eram compostáveis, prontos para serem descartados em uma composteira presente no estande, que chamou atenção de quem passava. Os convidados do estande eram orientados a descartar o seu próprio copo de café na composteira, para participarem do processo de sustentabilidade.

Para ajudar na destinação correta dos resíduos, além da composteira, a Biosys levou dois residuários da sede da própria empresa, em São Sebastião do Caí, para receber os rejeitos e recicláveis que não eram passíveis de compostagem. Tanto o resultado da composteira quanto os resíduos foram levados até a Cooperativa Paz & Bem, em Caxias do Sul, a maior cooperativa de material reciclado do RS.

No estande também foram utilizados apenas móveis e materiais alugados, que foram ou que poderão ser utilizados por outras empresas em futuros eventos, evitando o descarte. Nenhum adesivo foi colado no estande, para evitar a criação de novos resíduos.

Um painel de musgo preservado também foi construído para montar um espaço “instagramável” no estande, utilizado nas fotos com os visitantes. O painel foi feito pela Cooltive Revestimentos Naturais e já foi instalado na recepção da Biosys, seguindo o conceito do estande sustentável e reaproveitável, podendo ser desmontado e utilizado em outras feiras e eventos.

A estátua de São Franciso de Assis, que fica em frente a sede da empresa, em São Sebastião do Caí, também se fez presente no estande, sendo a primeira coisa que os visitantes viam de longe. A estátua é feita de ferro, o que também conversa com a proposta trazida na FIEMA, de reaproveitamento de material. Não faltaram fotos com ele!

Para evitar a impressão de materiais e ainda assim divulgar a empresa, a Biosys também desenvolveu, junto com o parceiro Kolor 360º, um vídeo de imersão total na empresa. Os visitantes do estande podiam conhecer a Biosys em um passeio virtual de 3 minutos, utilizando um óculos de realidade virtual. O vídeo está disponível no YouTube, caso você queira fazer esse passeio em casa. Para alcançar o mesmo efeito, clique com o mouse para girar a tela ou mova o seu celular para os lados.

A Inovabio, o ecossistema de inovação da Biosys, também esteve presente, apresentando os resultados mais recentes do Licobat e do Biovin. O Diretor da Inovabio, Eduardo Sebben, explicou aos interessados como andam os projetos de desenvolvimento de novas tecnologias feitos pela spin-off, incluindo o reaproveitamento do lodo de estação de tratamento de esgoto, novidade mais recente que está sendo desenvolvida.

O Diretor da Biosys, Guila Sebben, destacou a participação da empresa, que depois da participação em sua segunda FIEMA, consolida a sua posição como referência no mercado dos resíduos no Rio Grande do Sul.

“Nossa participação me deixa muito feliz, vendo que estamos junto aos maiores players do mercado gaúcho. Todos os colaboradores da Biosys visitaram o estande, o que mostra o comprometimento da empresa com o trabalho realizado e com o cuidado ao tratar dos resíduos dos nossos clientes.”