Certificado de Destinação Final em 24h: entenda como diminuímos a burocracia do gerenciamento de resíduos

Por meio de uma eficiente gestão interna e agilidade no recebimento dos resíduos de seus clientes, a Biosys é capaz de emitir o Certificado de Destinação Final (CDF) em até 24h após a coleta.

Que o CDF – Certificado de Destinação Final é um importante documento emitido pelo destinador final você já sabe. E que este certificado comprova que os geradores de resíduos tomaram as medidas adequadas para sua destinação correta você também já entendeu.

Mas como a Biosys é capaz de emitir esse registro em até 24h após a coleta se algumas empresas levam mais de 15 dias para fazer o aceite da carga de resíduos no sistema, realizar a baixa do MTR para, então, proceder com a expedição do Certificado de Destinação Final?

UMA DECLARAÇÃO FORMAL

Antes de mais nada, não custa reforçar que o CDF compreende uma declaração formal de que o resíduo foi destinado corretamente e que esse documento só é válido e reconhecido pelos órgãos ambientais competentes, quando emitido através do Sistema de Controle de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).

Em síntese, o MTR é utilizado como um instrumento para garantir o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A emissão do MTR e a geração do CDF está condicionada ao cadastro do receptor no MTR online.

Vale lembrar que a geração do Certificado de Destinação Final não tem custo e que nele estão contidas todas as informações exigidas pelo MTR — dados do gerador, receptor e resíduos, qual codificação foi utilizada, nome da codificação e a quantidade em peso/volume.

COM O CERTIFICADO DE DESTINAÇÃO FINAL EM MÃOS

É de posse do Certificado de Destinação Final que a empresa geradora é capaz de comprovar aos órgãos competentes que realiza a destinação final de seus resíduos de forma ambientalmente correta, conforme disposto na legislação ambiental.

Com o CDF é possível, também, verificar o atendimento/manutenção da certificação ISO 14001 — que apresenta requisitos relacionados ao gerenciamento dos aspectos ambientais durante o ciclo de vida do produto ou serviço.

Isto posto, fica claro que atrasos na emissão do Certificado de Destinação Final de Resíduos podem acarretar não somente em problemas na cadeia produtiva como também provocar punições para a indústria geradora, caso aconteçam fiscalizações por parte dos órgãos ambientais responsáveis e auditorias, por exemplo.

No Rio Grande do Sul, o não cumprimento da legislação ambiental descrita na lei estadual 9.921/2009 e na Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305/2010) pode implicar em penalizações administrativas no valor de 25 a 500 mil UPFS – Unidade Padrão Fiscal. Em valores atuais, a multa pode iniciar em cerca de R$ 508 e chegar a mais de R$ 10 milhões.

EVITE DORES DE CABEÇA

Para evitar qualquer dor de cabeça nesse sentido é preciso contar com uma empresa especializada no gerenciamento completo de resíduos industriais como a Biosys.

Como já dito, a nossa empresa garante a emissão do Certificado de Destinação Final em até 24h após a coleta, o que só é possível por meio de uma eficiente gestão interna e grande agilidade nos processos de coleta, transporte, armazenamento temporário e tratamento. 

A Biosys é uma empresa licenciada pela FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental para fazer o processo completo de gerenciamento de resíduos Classe I e Classe II no Rio Grande do Sul. Como fornecedor único, realizamos desde a coleta no gerador, o transporte, a triagem e o armazenamento até o devido tratamento com a destinação final.

Além de cumprir rigorosamente com toda a legislação ambiental, ser licenciada pela FEPAM, cadastrada no IBAMA e na ANTT, a Biosys também conta com seguro ambiental. Dessa forma, todas as atividades realizadas pela empresa estão seguradas, trazendo ainda mais tranquilidade para nossos clientes, em caso de um possível sinistro.

Agora que você entende como é possível receber seu CDF em até 24h com parceria de uma empresa de gerenciamento de resíduos séria e confiável como a Biosys, que tal solicitar um orçamento personalizado para as necessidades da sua empresa? E, se você ainda tem dúvidas, entre em contato com a gente

LEIA
TAMBÉM

A Biosys Ambiental esteve presente na primeira Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul, a Eletric Move 2023. Ela ocorreu nos dias 01, 02 e 03 de setembro no Centro de Eventos da Festa da Uva em Caxias do Sul.
O dia mundial do Meio Ambiente, ocorreu dia 5 de Junho, mas os eventos ocorreram durante toda a semana. Confere um pouco da participação da Biosys em eventos da Semana do Meio Ambiente.
Nos dias 9, 10 e 11 de Maio a Biosys Ambiental esteve presente na 9ª edição da FIEMA Brasil 2023, a maior feira de sustentabilidade do sul do país, em Bento Gonçalves. O evento realizado pela fundação PROAMB apresentou diversos cases de inovação além de soluções e conhecimentos na área ambiental.
Somos uma empresa especializada no gerenciamento completo de resíduos industriais, realizando todo o processo que compreende a coleta no gerador, o transporte, a triagem e o armazenamento temporário, o tratamento ambientalmente correto com a destinação final de resíduos sólidos, semissólidos e efluentes líquidos industriais com a emissão do CDF – Certificado de Destinação Final.
A Biosys Ambiental é uma empresa que insere a sustentabilidade em sua estratégia de negócio, como forma de construir, ativamente, um futuro seguro para as próximas gerações. Fazemos parte do Grupo Datasys, que atua há 50 anos nas áreas de tecnologia e meio ambiente.
Afim de compreender melhor o assunto, o portal ControlMais, da CIC Caxias do Sul, entrevistou Tiago Neto, analista técnico sênior do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs/Codema) e representante da FIERGS no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e nas suas Câmaras Técnicas. Além disso, Tiago é presidente da Câmara Técnica de Controle e Qualidade Ambiental do Consema.
Empresa que faz gestão de resíduos gerados na indústria gaúcha, a Biosys Ambiental conseguiu driblar uma alta de quase 50% nos custos para manutenção de logística deste ano através do investimento na modernização de sua frota, em equipamentos e na sua estrutura física.
Desde o momento em que nascemos já deixamos um registro na nossa existência. Trilhamos por vários caminhos. Consumimos, economizamos, protegemos. Muitas vezes destruímos. Faz parte da nossa natureza humana nos experimentarmos e também reavaliarmos. Este é o mérito do ser humano: constatar erros e consertar estes.