Cuidando do planeta, cuidando das pessoas.

Especializada no gerenciamento de resíduos de empresas de todos os portes – desde indústrias até microempresas de todos os tipos, passando por postos de serviços, pequenas oficinas e outros ramos de atividades – a Biosys pertence ao Grupo Datasys, com atuação há mais de 46 anos na área de tecnologia. Com foco nos Vales do Caí, Sinos e no eixo entre a Região Metropolitana de Porto Alegre e Serra Gaúcha, a Biosys faz a coleta, o transporte e o armazenamento temporário dos produtos, que são logo encaminhados para o tratamento e destinação final ambientalmente corretos.

Nos seus dois primeiros anos de atividade, a Biosys participou do gerenciamento e destino final correto de 28.547 toneladas de resíduos, com projeção de crescimento de 22% ao ano para os próximos 4 anos. A empresa ocupa uma área de 10 mil metros quadrados, com um pavilhão de 660 metros quadrados com bacia de contenção e piso impermeabilizado, para prevenir qualquer tipo de contaminação ambiental durante a passagem dos resíduos pelo local – todo o complexo licenciado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e com possibilidade de expansão.

A nova fachada da Biosys (Foto: Grazi Dietrich)

A Biosys comemorou 2 anos de atividade no dia 1º de abril, em evento que contou com a presença da equipe, parceiros e autoridades.

LEIA
TAMBÉM

Empresa que faz gestão de resíduos gerados na indústria gaúcha, a Biosys Ambiental conseguiu driblar uma alta de quase 50% nos custos para manutenção de logística deste ano através do investimento na modernização de sua frota, em equipamentos e na sua estrutura física.
Desde o momento em que nascemos já deixamos um registro na nossa existência. Trilhamos por vários caminhos. Consumimos, economizamos, protegemos. Muitas vezes destruímos. Faz parte da nossa natureza humana nos experimentarmos e também reavaliarmos. Este é o mérito do ser humano: constatar erros e consertar estes.
Optar por mandar resíduos para aterro industrial mantém o passivo ambiental de sua empresa enquanto existem outras alternativas para esses resíduos. A Biosys Ambiental trabalha com a tecnologia do coprocessamento, um processo que transforma o resíduo industrial de nossos clientes em combustível alternativo.
Nosso ano passado foi cheio de realizações que queremos dividir com você. Em um momento em que contávamos com perspectivas de recuperação em meio às incertezas decorrentes da pandemia do coronavírus, 2021 se mostrou um ano de muitos desafios e superações.
A Biosys Ambiental conquistou a certificação internacional ISO 14001, passando a integrar o seleto grupo de empresas gaúchas de gerenciamento de resíduos a possuir uma certificação em qualidade ambiental. Saiba mais sobre nossa conquista.
São considerados resíduos os “restos” das matérias-primas que após a transformação pela indústria não viram produtos, mas sim materiais descartados após o beneficiamento ou produtos/embalagens pós consumo humano. Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre os tipos de resíduos e como a Biosys Ambiental pode contribuir para o seu correto gerenciamento.
Desde o início da era industrial até a era digital, muitas transformações aconteceram ao redor do mundo. Uma delas está no aumento da preocupação relacionada aos temas ambientais e ao desenvolvimento sustentável. Na natureza, porém, nada é desperdiçado. Tudo é continuamente metabolizado e interage de forma dependente...
Um debate que é considerado imprescindível para a Biosys é a sustentabilidade inovadora. No último trimestre, realizamos uma live que contou com diversos profissionais para analisarmos em conjunto O Futuro Sustentável dos Bons Negócios. Nesta ampla análise a professora da UFRGS, Istefani Carisio de Paula, abriu o ponto inicial:A sustentabilidade é inovadora?
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um requisito obrigatório para empresas obterem ou renovarem a sua Licença Ambiental. Ele indica, entre outros, os seguintes dados: – Quais resíduos sólidos a empresa gera; – A quantidade de resíduos sólidos gerados; – A metodologia usada no manejo destes resíduos.