Agosto nem começou a já estamos em débito com a Terra, quebrando um novo recorde que ninguém queria quebrar: o Dia da Sobrecarga da Terra chegou mais cedo ainda esse ano.

Isso significa que nesses 07 meses de 2019 já usamos mais recursos de terra e mar do que o planeta pode regenerar em um período de 12 meses. 29 de julho é a data alcançada com a média mundial, mas o Brasil não fica muito atrás: nosso Dia da Sobrecarga acontece nessa quarta, 31 de julho, apenas 2 dias depois da média mundial.
O Dia da Sobrecarga da Terra nunca havia acontecido tão cedo desde que o planeta entrou em déficit ecológico nos anos 70. Atualmente, para sustentar o padrão de consumo de 2019 é necessário 1,75 planeta.
A principal solução para resolver esse déficit é melhorar a nossa Pegada Ecológica – a quantidade de recursos naturais que consumimos todo dia. Alternativas simples, como usar menos o carro, reciclar o lixo e mudar a nossa alimentação ajudam a melhorar a nossa média. Segundo a WWF Brasil, caso consigamos atrasar o Dia da Sobrecarga da Terra em cinco dias a cada ano, teremos um planeta mais saudável em menos de 30 anos.

Não é um desafio: é uma obrigação. Pense no mundo que você quer deixar para os próximos gerações e o mundo que você quer viver e faça a sua parte. O planeta Terra e todos os que vivem nele agradecem!
Mais informações:
http://www.pegadaecologica.org.br/2015/index.php
https://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?72262/Em-2019-Terra-entra-no-cheque-especial-a-partir-de-29-de-julho