ELETRIC MOVE 2023

A Biosys Ambiental esteve presente na primeira Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul, a Eletric Move 2023. Ela ocorreu nos dias 01, 02 e 03 de setembro no Centro de Eventos da Festa da Uva em Caxias do Sul.

Para nós da Biosys, participar de um evento sobre mobilidade elétrica foi uma experiência enriquecedora e de muita troca. O evento reuniu profissionais e empresas comprometidas com o futuro sustentável.

Com a visão de uma sociedade sustentável, a Biosys Ambiental criou sua área de P&D chamada de InovaBio – Ecossistema de Inovação, juntando vida e inovação em sua logomarca.  No estande da Biosys apresentamos dois projetos que estão em andamento pela InovaBio.

LiCoBat : 

O LiCoBat é uma iniciativa inédita que visa a logística reversa e a reciclagem de baterias Li-íon, com a construção de uma planta piloto em escala pré-industrial para a recuperação e encaminhamento seguro dos elementos Lítio(Li) e Cobalto(Co). Tão importante quanto o desenvolvimento do protótipo industrial, é o objetivo do projeto de realizar o mapeamento de

como se dá o descarte das baterias Li-íon e seu trajeto até os locais de reciclagem, principalmente no Brasil, devido à sua grande dimensão territorial.

Mas por que reciclar as baterias li-íon é importante?

  • Desenvolvimento de processo industrial para extração de lítio e cobalto de baterias íon-lítio
  • Otimização da logística reversa das baterias íon-lítio
  • Condução do ciclo de vida das baterias de íon lítio à economia circular.

WIMP: 

O WIMP (Woodchips Instantaneous Mini Pirogasifiers – Mini Pirogaseificadores Instantâneos de Cavaco de Madeira), consiste em um processo químico que permite a conversão de materiais ricos em carbono, como a BIOMASSA, em uma mistura gasosa constituída em grande parte por monóxido de carbono, hidrogênio, nitrogênio, e CO², denominada SYNGAS.

Atualmente, a BIOMASSA vem se tornando uma alternativa como matéria-prima para a geração de energia renovável, contribuindo com a diminuição das emissões e gerando energia descentralizada.

O equipamento de gaseificação foi criado em nossa Startup italiana Hydra, e está sendo desenvolvido com exclusividade pela BIOSYS AMBIENTAL em nossa sede em São Sebastião do Caí. 

O projeto WIMP – Biovin, está desenvolvendo um novo método para o descarte dos resíduos da indústria vinícola, através da gaseificação e geração de energia, transformando os subprodutos gerados da produção de sucos e vinhos pela indústria vinícola em energia limpa.

A Biosys também participou, através do seu CEO Guilherme Guila Sebben, como palestrante dos painéis que ocorreram durante o evento. Trazendo sua visão sobre o tema “Soluções para Negócios e Cidades Sustentáveis”, Guilherme falou sobre o que é ser sustentável,  como isso influenciou a evolução humana e os desafios para o desenvolvimento sustentável.

Além das inovações tecnológicas, o evento destacou a importância da mobilidade elétrica na redução das emissões de carbono e no combate às mudanças climáticas. Palestras e discussões abordaram como os veículos elétricos desempenham um papel fundamental na transição para um futuro mais limpo e sustentável.

Para a Biosys Ambiental, a participação neste evento que marca uma nova era de conhecimentos e ações em prol do meio ambiente é de gratidão. Sempre juntos pensando e cuidando do planeta e das pessoas.

TV TOP: 

Carlos Quadros – CQ7 Comunicação 

LEIA
TAMBÉM

A Biosys Ambiental esteve presente na primeira Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul, a Eletric Move 2023. Ela ocorreu nos dias 01, 02 e 03 de setembro no Centro de Eventos da Festa da Uva em Caxias do Sul.
O dia mundial do Meio Ambiente, ocorreu dia 5 de Junho, mas os eventos ocorreram durante toda a semana. Confere um pouco da participação da Biosys em eventos da Semana do Meio Ambiente.
Nos dias 9, 10 e 11 de Maio a Biosys Ambiental esteve presente na 9ª edição da FIEMA Brasil 2023, a maior feira de sustentabilidade do sul do país, em Bento Gonçalves. O evento realizado pela fundação PROAMB apresentou diversos cases de inovação além de soluções e conhecimentos na área ambiental.
Somos uma empresa especializada no gerenciamento completo de resíduos industriais, realizando todo o processo que compreende a coleta no gerador, o transporte, a triagem e o armazenamento temporário, o tratamento ambientalmente correto com a destinação final de resíduos sólidos, semissólidos e efluentes líquidos industriais com a emissão do CDF – Certificado de Destinação Final.
A Biosys Ambiental é uma empresa que insere a sustentabilidade em sua estratégia de negócio, como forma de construir, ativamente, um futuro seguro para as próximas gerações. Fazemos parte do Grupo Datasys, que atua há 50 anos nas áreas de tecnologia e meio ambiente.
Afim de compreender melhor o assunto, o portal ControlMais, da CIC Caxias do Sul, entrevistou Tiago Neto, analista técnico sênior do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs/Codema) e representante da FIERGS no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e nas suas Câmaras Técnicas. Além disso, Tiago é presidente da Câmara Técnica de Controle e Qualidade Ambiental do Consema.
Empresa que faz gestão de resíduos gerados na indústria gaúcha, a Biosys Ambiental conseguiu driblar uma alta de quase 50% nos custos para manutenção de logística deste ano através do investimento na modernização de sua frota, em equipamentos e na sua estrutura física.
Desde o momento em que nascemos já deixamos um registro na nossa existência. Trilhamos por vários caminhos. Consumimos, economizamos, protegemos. Muitas vezes destruímos. Faz parte da nossa natureza humana nos experimentarmos e também reavaliarmos. Este é o mérito do ser humano: constatar erros e consertar estes.