Em junho de 2019, a Biosys viajou à Itália para fechar parceria com a Hydra, startup italiana de inovação. Através da parceria, a Biosys trará para o Brasil a tecnologia desenvolvida pela startup e, em parceria com instituições de ensino e pesquisa, fomentará a economia circular e a indústria 4.0.
Nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, Leandro Mini, engenheiro de Minas e pesquisador italiano, esteve no Brasil para dar continuidade ao projeto de desenvolvimento da tecnologia desenvolvida na parceria e estreitar a relação entre as duas empresas.
Nos três dias, Leandro conheceu o funcionamento da Biosys e de empresas de tratamento e beneficiamento de resíduos sólidos e efluentes líquidos com a tecnologia de coprocessamento. As visitas foram acompanhadas por Norberto Gaviolle, engenheiro mecânico com larga experiência em desenvolvimento de equipamentos.

A agenda no Brasil também envolveu uma visita técnica a Universidade de Caxias do Sul, que será parceira do projeto. A visita à UCS contou com a presença da professora Vania Schneider, diretora do ISAM, Instituto de Saneamento Ambiental da UCS, e Marcelo Godinho, responsável pelo LEBIO, Laboratório de Energia e Bioprocessos da UCS.

A tecnologia desenvolvida na parceria é de tratamento de biomassa por pirólise e gaseificação. Esse processo gera o singás, gás combustível próprio para geração de energia elétrica e outras fontes alternativas de energia renovável. Além da geração do gás, a energia térmica gerada no processo também será utilizada.
O equipamento está em fase final de fabricação na Itália e estará no Brasil dentro dos próximos 90 dias.