GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS LÍQUIDOS INDUSTRIAIS

Os resíduos líquidos industriais referem-se ao descarte em forma de líquido de resíduos originados a partir de atividades da indústria. Essas substâncias, conhecidas como efluentes líquidos, podem apresentar características químicas diversas, podendo ser tóxicas e, se não houver uma adequada gestão, podem causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde pública.

A gestão de resíduos líquidos não se limita apenas à água utilizada em processos industriais, abrangendo igualmente líquidos contaminados com  ácidos, óleos, emulsões e outras substâncias. 

Os resíduos líquidos precisam de um gerenciamento correto, uma vez que se realizado de forma errada, poderá resultar na contaminação do solo, da água e do ar, representando riscos para o meio ambiente e para os seres humanos. Então, COMO OCORRE A GESTÃO CORRETA DE RESÍDUOS LÍQUIDOS?

ARMAZENAMENTO: 

O princípio da gestão correta é o manuseio e o armazenamento adequado pelo gerador dos resíduos, com base na NBR 12.235 que estabelece os requisitos para o correto acondicionamento.

COLETA E TRANSPORTE: 

O passo seguinte, é a realização da coleta bem como do transporte de forma adequada e no cumprimento de todas as normas aplicáveis. 

TRATAMENTO E DESTINAÇÃO FINAL:

No tratamento de resíduos líquidos, os compostos são tratados com base em suas características físicas, químicas e biológicas. 

Para o correto tratamento, deve-se analisar os materiais para identificar a sua composição e os possíveis contaminantes presentes no efluente, permitindo a definição da tecnologia adequada para o tratamento.

O tratamento de resíduos líquidos industriais é um procedimento necessário que diminui os impactos causados no meio ambiente pelo descarte destes resíduos, contribuindo para a qualidade de vida da sociedade. 

Com a Biosys Ambiental você garante o gerenciamento correto dos resíduos líquidos e sólidos da sua empresa com segurança,  tranquilidade e sem passivos ambientais.

LEIA
TAMBÉM

A Biosys Ambiental esteve presente na primeira Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul, a Eletric Move 2023. Ela ocorreu nos dias 01, 02 e 03 de setembro no Centro de Eventos da Festa da Uva em Caxias do Sul.
O dia mundial do Meio Ambiente, ocorreu dia 5 de Junho, mas os eventos ocorreram durante toda a semana. Confere um pouco da participação da Biosys em eventos da Semana do Meio Ambiente.
Nos dias 9, 10 e 11 de Maio a Biosys Ambiental esteve presente na 9ª edição da FIEMA Brasil 2023, a maior feira de sustentabilidade do sul do país, em Bento Gonçalves. O evento realizado pela fundação PROAMB apresentou diversos cases de inovação além de soluções e conhecimentos na área ambiental.
Somos uma empresa especializada no gerenciamento completo de resíduos industriais, realizando todo o processo que compreende a coleta no gerador, o transporte, a triagem e o armazenamento temporário, o tratamento ambientalmente correto com a destinação final de resíduos sólidos, semissólidos e efluentes líquidos industriais com a emissão do CDF – Certificado de Destinação Final.
A Biosys Ambiental é uma empresa que insere a sustentabilidade em sua estratégia de negócio, como forma de construir, ativamente, um futuro seguro para as próximas gerações. Fazemos parte do Grupo Datasys, que atua há 50 anos nas áreas de tecnologia e meio ambiente.
Afim de compreender melhor o assunto, o portal ControlMais, da CIC Caxias do Sul, entrevistou Tiago Neto, analista técnico sênior do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs/Codema) e representante da FIERGS no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e nas suas Câmaras Técnicas. Além disso, Tiago é presidente da Câmara Técnica de Controle e Qualidade Ambiental do Consema.
Empresa que faz gestão de resíduos gerados na indústria gaúcha, a Biosys Ambiental conseguiu driblar uma alta de quase 50% nos custos para manutenção de logística deste ano através do investimento na modernização de sua frota, em equipamentos e na sua estrutura física.
Desde o momento em que nascemos já deixamos um registro na nossa existência. Trilhamos por vários caminhos. Consumimos, economizamos, protegemos. Muitas vezes destruímos. Faz parte da nossa natureza humana nos experimentarmos e também reavaliarmos. Este é o mérito do ser humano: constatar erros e consertar estes.