Os resíduos líquidos industriais referem-se ao descarte em forma de líquido de resíduos originados a partir de atividades da indústria. Essas substâncias, conhecidas como efluentes líquidos, podem apresentar características químicas diversas, podendo ser tóxicas e, se não houver uma adequada gestão, podem causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde pública.
A gestão de resíduos líquidos não se limita apenas à água utilizada em processos industriais, abrangendo igualmente líquidos contaminados com ácidos, óleos, emulsões e outras substâncias.
Os resíduos líquidos precisam de um gerenciamento correto, uma vez que se realizado de forma errada, poderá resultar na contaminação do solo, da água e do ar, representando riscos para o meio ambiente e para os seres humanos. Então, COMO OCORRE A GESTÃO CORRETA DE RESÍDUOS LÍQUIDOS?
ARMAZENAMENTO:
O princípio da gestão correta é o manuseio e o armazenamento adequado pelo gerador dos resíduos, com base na NBR 12.235 que estabelece os requisitos para o correto acondicionamento.
COLETA E TRANSPORTE:
O passo seguinte, é a realização da coleta bem como do transporte de forma adequada e no cumprimento de todas as normas aplicáveis.
TRATAMENTO E DESTINAÇÃO FINAL:
No tratamento de resíduos líquidos, os compostos são tratados com base em suas características físicas, químicas e biológicas.
Para o correto tratamento, deve-se analisar os materiais para identificar a sua composição e os possíveis contaminantes presentes no efluente, permitindo a definição da tecnologia adequada para o tratamento.
O tratamento de resíduos líquidos industriais é um procedimento necessário que diminui os impactos causados no meio ambiente pelo descarte destes resíduos, contribuindo para a qualidade de vida da sociedade.
Com a Biosys Ambiental você garante o gerenciamento correto dos resíduos líquidos e sólidos da sua empresa com segurança, tranquilidade e sem passivos ambientais.