Grupo Datasys: cinquenta anos de compromisso com seus clientes

Em 1972, o recém-formado engenheiro Mario Guilherme Sebben teve uma visão de futuro, e juntamente com seu irmão, Mauro Bartolomeu Sebben, firmaram uma parceria com a IBM do Brasil, trazendo para o Rio Grande do Sul uma nova tecnologia de dados. Assim nasce, em janeiro de 1973, a Datasys Companhia de Processamento de Dados. 

Já em 2008, o fundador e presidente do Grupo Datasys, Eng. Mario Guilherme Sebben, visualiza que o futuro estaria relacionado à sustentabilidade ambiental, e decide lançar seus olhares e investimentos para uma nova empresa. É criada então a Biosys, braço ambiental do grupo.

Em 2009, a logística reversa, em todo o Brasil, de lâmpadas contendo mercúrio, com o descarte correto e a recuperação do mercúrio contido nas lâmpadas passa a ser o novo desafio. Surge a Apliquim Brasil Recicle.

No ano de 2015, percebendo a tendência das lâmpadas de LED substituírem as lâmpadas de mercúrio, por estratégia de negócio, a empresa é vendida em 2017, deixando de atuar com logística reversa de lâmpadas. 

Também em 2017, antes mesmo da venda da Apliquim Brasil Recicle, o grupo adquire uma empresa de logística de resíduos perigosos, criando a Biosys Gerenciamento de Resíduos, unidade com sede em São Sebastião do Caí.

O mercado gaúcho passa a contar com uma empresa de gerenciamento de resíduos classe I e classe II, que garante o destino ambientalmente correto à resíduos industriais, realizando a coleta, o transporte, a triagem e o armazenamento temporário, bem como o tratamento e a certificação.

A Biosys passa a fazer parte da sustentabilidade da indústria gaúcha.

Uma vez que a inovação está no DNA do grupo, em 2018, em sociedade com três empresários italianos, cria a Hydra, uma startup italiana inovadora, que desenvolve pesquisas em novas tecnologias para o meio ambiente. Em 2019, a Biosys cria a sua unidade brasileira de P&D, a spin-off INOVAbio – Ecossistema de Inovação, localizada no mesmo site da Biosys Gerenciamento de Resíduos.

Em 2021, a empresa conquista a certificação internacional ISO 14.001, respaldando o compromisso e o cuidado com o meio ambiente. O SGA – Sistema de Gestão Ambiental Biosys – passa a fazer parte da cultura de todos os colaboradores.

Em novembro de 2022, o presidente Mario Guilherme Sebben é reconhecido com a entrega de uma obra do artista Gustavo Gomes, dando início às comemorações dos 50 anos do grupo.

Leia também matéria que saiu no canal de notícia Soup News em 05/12/2022 pelo link: https://soupnews.com.br/2022/12/05/biosys-gerenciamento-ambiental/

LEIA
TAMBÉM

A Biosys Ambiental esteve presente na primeira Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul, a Eletric Move 2023. Ela ocorreu nos dias 01, 02 e 03 de setembro no Centro de Eventos da Festa da Uva em Caxias do Sul.
O dia mundial do Meio Ambiente, ocorreu dia 5 de Junho, mas os eventos ocorreram durante toda a semana. Confere um pouco da participação da Biosys em eventos da Semana do Meio Ambiente.
Nos dias 9, 10 e 11 de Maio a Biosys Ambiental esteve presente na 9ª edição da FIEMA Brasil 2023, a maior feira de sustentabilidade do sul do país, em Bento Gonçalves. O evento realizado pela fundação PROAMB apresentou diversos cases de inovação além de soluções e conhecimentos na área ambiental.
Somos uma empresa especializada no gerenciamento completo de resíduos industriais, realizando todo o processo que compreende a coleta no gerador, o transporte, a triagem e o armazenamento temporário, o tratamento ambientalmente correto com a destinação final de resíduos sólidos, semissólidos e efluentes líquidos industriais com a emissão do CDF – Certificado de Destinação Final.
A Biosys Ambiental é uma empresa que insere a sustentabilidade em sua estratégia de negócio, como forma de construir, ativamente, um futuro seguro para as próximas gerações. Fazemos parte do Grupo Datasys, que atua há 50 anos nas áreas de tecnologia e meio ambiente.
Afim de compreender melhor o assunto, o portal ControlMais, da CIC Caxias do Sul, entrevistou Tiago Neto, analista técnico sênior do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs/Codema) e representante da FIERGS no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e nas suas Câmaras Técnicas. Além disso, Tiago é presidente da Câmara Técnica de Controle e Qualidade Ambiental do Consema.
Empresa que faz gestão de resíduos gerados na indústria gaúcha, a Biosys Ambiental conseguiu driblar uma alta de quase 50% nos custos para manutenção de logística deste ano através do investimento na modernização de sua frota, em equipamentos e na sua estrutura física.
Desde o momento em que nascemos já deixamos um registro na nossa existência. Trilhamos por vários caminhos. Consumimos, economizamos, protegemos. Muitas vezes destruímos. Faz parte da nossa natureza humana nos experimentarmos e também reavaliarmos. Este é o mérito do ser humano: constatar erros e consertar estes.