Os 5 melhores livros sobre liderança para crescer na sua empresa

Se você está buscando formas de crescer na sua empresa e aprimorar suas técnicas de liderança, já sabe que a leitura pode ser uma grande aliada. Esse hábito poderoso, além de ajudar no aumento das conexões neurais, melhorar o vocabulário e o senso crítico, também incita as pessoas a saírem de sua zona de conforto.

No mercado atual isso é fundamental, especialmente para quem busca crescer dentro de um negócio e aprimorar sua liderança situacional — também conhecida como habilidade de administrar mudanças, conflitos e situações adversas de uma forma geral. Para ajudar você nesse processo, preparamos uma lista com os melhores livros sobre liderança para desenvolver e aperfeiçoar o líder nato que há em você!

Vamos lá?

A essência do líder, de Warren G. Bennis

Não raro escutamos dizer que alguém é um “bom líder”… Mas quais características e qualidades tornam essa pessoa um exemplo de liderança? O autor Warren Bennis acredita que líderes são formados de acordo com suas experiências e, por isso, entrevistou gestores das mais variadas áreas de atuação, para buscar quais fatores transformam pessoas comuns em líderes natos. 

É uma excelente obras sobre desenvolvimento de liderança, já que propõe que o leitor reflita sobre a verdadeira essência da liderança, ao mesmo tempo em que apresenta segredos para motivar equipes e influenciar pessoas. Você já entendeu porque A essência do líder precisa estar na sua lista, não é?

7 Hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey

Para ser um bom colaborador ou gestor, a eficácia é fundamental.

Nesta obra, que transformou Stephen Covey em um dos escritores mais influentes do século, você vai descobrir quais hábitos deve focar e quais mudar para se tornar um bom líder. Além disso, o autor reúne conselhos que vão desde sugestões para aprimorar sua personalidade até dicas para atuar melhor em equipe.

Execução: A Disciplina Para Atingir Resultados, de Larry Bossidy e Ram Charan

Alcançar os resultados prometidos é essencial para quem quer crescer na empresa, correto? Este livro trata de como entregar o que foi acordado, ao mesmo tempo em que trabalha estratégias para unir pessoas e operações. 

Afinal é somente desta maneira que uma empresa baseada em honestidade e realismo pode surgir e tornar-se referência. A obra de Bossidy e Charan revela, ainda a importância de contar com as pessoas certas no lugar certo.

Inteligência emocional, de Daniel Goleman

Para crescer em uma empresa, é preciso saber lidar com nossas emoções e não ser traído por elas. Ao voltar seus estudos para o conceito de inteligência emocional, o autor encontrou lições valiosas para quem quer se destacar e enfrentar de forma competitiva o universo corporativo, com muita qualidade de vida. 

Inteligência emocional ajudará você a desenvolver equilíbrio na tomada de decisões, ao mesmo tempo em que aprimora a forma como você se relaciona com o outro. Bacana, né? 

O monge e o executivo, de James C. Hunter

Cada vez que terminamos uma leitura, saímos transformados e cheios de novas ideias. Com esse livro não será diferente. 

Em O monge e o executivo, James C. Hunter ensina de forma acessível os princípios fundamentais de liderança. Nele, você será convidado a refletir sobre sua forma de lidar consigo mesmo e com os outros, peça-chave quando é preciso trabalho em equipe para crescer em uma organização.

Dica bônus – Transformando Suor em Ouro, de Bernardinho 

Existem tantas obras sobre liderança que não podíamos deixar um autor brasileiro de fora dessa lista. Em Transformando suor em ouro, Bernardinho narra sua trajetória desde os tempos de jogador até a consagração como técnico com o ouro olímpico. Mais do que uma história esportiva, o livro apresenta técnicas da administração que podem ser aplicadas nos mais diversos segmentos.

LEIA
TAMBÉM

Empresa que faz gestão de resíduos gerados na indústria gaúcha, a Biosys Ambiental conseguiu driblar uma alta de quase 50% nos custos para manutenção de logística deste ano através do investimento na modernização de sua frota, em equipamentos e na sua estrutura física.
Desde o momento em que nascemos já deixamos um registro na nossa existência. Trilhamos por vários caminhos. Consumimos, economizamos, protegemos. Muitas vezes destruímos. Faz parte da nossa natureza humana nos experimentarmos e também reavaliarmos. Este é o mérito do ser humano: constatar erros e consertar estes.
Optar por mandar resíduos para aterro industrial mantém o passivo ambiental de sua empresa enquanto existem outras alternativas para esses resíduos. A Biosys Ambiental trabalha com a tecnologia do coprocessamento, um processo que transforma o resíduo industrial de nossos clientes em combustível alternativo.
Nosso ano passado foi cheio de realizações que queremos dividir com você. Em um momento em que contávamos com perspectivas de recuperação em meio às incertezas decorrentes da pandemia do coronavírus, 2021 se mostrou um ano de muitos desafios e superações.
A Biosys Ambiental conquistou a certificação internacional ISO 14001, passando a integrar o seleto grupo de empresas gaúchas de gerenciamento de resíduos a possuir uma certificação em qualidade ambiental. Saiba mais sobre nossa conquista.
São considerados resíduos os “restos” das matérias-primas que após a transformação pela indústria não viram produtos, mas sim materiais descartados após o beneficiamento ou produtos/embalagens pós consumo humano. Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre os tipos de resíduos e como a Biosys Ambiental pode contribuir para o seu correto gerenciamento.
Desde o início da era industrial até a era digital, muitas transformações aconteceram ao redor do mundo. Uma delas está no aumento da preocupação relacionada aos temas ambientais e ao desenvolvimento sustentável. Na natureza, porém, nada é desperdiçado. Tudo é continuamente metabolizado e interage de forma dependente...
Um debate que é considerado imprescindível para a Biosys é a sustentabilidade inovadora. No último trimestre, realizamos uma live que contou com diversos profissionais para analisarmos em conjunto O Futuro Sustentável dos Bons Negócios. Nesta ampla análise a professora da UFRGS, Istefani Carisio de Paula, abriu o ponto inicial:A sustentabilidade é inovadora?
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um requisito obrigatório para empresas obterem ou renovarem a sua Licença Ambiental. Ele indica, entre outros, os seguintes dados: – Quais resíduos sólidos a empresa gera; – A quantidade de resíduos sólidos gerados; – A metodologia usada no manejo destes resíduos.