São considerados resíduos os “restos” das matérias-primas que após a transformação pela indústria não viram produtos, mas sim materiais descartados após o beneficiamento ou produtos/embalagens pós consumo humano. Esses materiais podem ser reaproveitados ou reciclados, reiniciando a cadeia de processos produtivos ou transformados em combustível alternativo (CDR – combustível derivado de resíduos), aproveitando o poder calorífico dos mesmos.
Entretanto, nem todos os resíduos podem ser descartados da mesma forma. Dependendo da sua origem e classificação, devem ser manuseados de maneiras específicas para não contaminar o meio ambiente e/ou agredir a saúde humana e evitar passivos ambientais.
Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre os tipos de resíduos e como a Biosys Ambiental pode contribuir para o seu correto gerenciamento.
Classificação e tipos de resíduos
De acordo com o artigo 3º, inciso XVI da PNRS, entende-se por resíduos sólidos: “material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água”, definindo assim os diversos estados físicos desses resíduos.
Já no artigo 13 da mesma lei, os resíduos são classificados por sua origem e por sua periculosidade (perigosos e não perigosos).
E como os resíduos são classificados segundo a ABNT NBR 10004:2004?
De acordo com esta norma, a classificação é realizada quanto a periculosidade ou não dos resíduos. Como periculosidade entende-se acaracterística apresentada por um resíduo que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto-contagiosas, pode apresentar:
- risco à saúde pública, provocando mortalidade, incidência de doenças ou acentuando seus índices;
- riscos ao meio ambiente, quando o resíduo for gerenciado de forma inadequada.
Resíduos Perigosos são classificados como resíduos Classe I e apresentam características como: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e/ou patogenicidade.
Resíduos Não Perigosos são classificados como resíduos Classe II e são divididos em:
Classe II A: são aqueles resíduos chamados de não inertes e podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.
Classe II B: são aqueles chamados de inertes, pois quando colocados em contato com a água, não têm suas propriedades físico-químicas e biológicas alteradas.
Resíduos gerenciados pela Biosys Ambiental
Entre os resíduos em estado sólido e semissólido que a Biosys Ambiental gerencia, destacamos:
- Lodo de ETE, inclusive galvânico;
- Resíduo de borra oleosa, polímeros, resinas;
- Borra asfáltica e lamas de catalisadores;
- Fuligem de fornos classe I e II;
- Material contaminado com óleo e borra de retífica;
- Mantas filtrantes e borra de óleos vegetais;
- Embalagens vazias contaminadas;
- Resíduos de tintas e pigmentos, borra de tinta, filtros em geral;
- Areia das rampas de lavagem de postos de serviço;
- Tecidos contaminados ou não contaminados;
- Materiais recicláveis (papel, papelão, plásticos, madeira, metais, etc.);
- Outros tipos de resíduos industriais sob consulta.
Entre os resíduos em estado líquido, produzidos em atividades similares às que geram resíduos sólidos, a Biosys Ambiental também gerencia os seguintes tipos:
- Emulsões oleosas e efluentes líquidos industriais;
- Emulsões sintéticas, semissintéticas e minerais;
- Soluções de glicóis;
- Água de cabine de pintura, fosfatização e purga de condensado de compressores;
- Água de lavagem de peças de componentes;
- Líquidos penetrantes de testes de trincas em peças;
- Água de caldeira;
- Água gerada nos processos de estampagem, trefilação, laminação, injeção e galvanoplastia;
- Efluente de caixa separadora;
- Outros processos industriais que geram efluentes.
Os resíduos gerados pelas empresas são diversos e devem ser destinados da maneira correta para evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública.
Com a certificação internacional ISO 14001, a Biosys Ambiental garante que todos os seus processos estão alinhados para, desde a coleta até a destinação final do resíduo, garantir o menor impacto ambiental possível e a eliminação total de passivos. Conte com a Biosys Ambiental para fazer o gerenciamento correto de seus resíduos.
Para mais informações, contate-nos: (51) 9 9571.2277 / (51) 3536.2277
